#ConhecendoLugares: Bráz Pizzaria

Certo dia, no começo de 1998, o terreno vizinho ao Original, onde funcionava uma videolocadora, foi posto à venda. A turma do Original e do Pirajá achou por bem alugá-lo, receosa de que se instalasse ali um vizinho chato, daqueles que reclamam do barulho. Junto com o lote veio a dúvida: o que fazer com o espaço, abrir outro bar? Não fazia sentido.

Nessa época, a moda em São Paulo era servir pizza em ambiente com decoração moderna, som ambiente, iluminação em spots. Em alguns destes lugares, nos pizzas-bares, a pizza era cortada em pedacinhos para serem espetados entre um gole e outro. Mais uma vez, nadando contra a corrente, a rapaziada vislumbrou uma oportunidade de negócio: abrir uma pizzaria com cara de… pizzaria. Bebendo da expertise adquirida, resolveram casar a pizza com o chope dos bares, que àquela altura já ganhava fama na cidade. Como não sabiam nada de pizza, convidaram para a sociedade André Lima, da sempre cheia Primo Basílico. E pronto. A equação fechou.

Como denuncia o nome, a casa buscou inspiração nas raízes da pizza tradicional, no bairro do Brás. O ambiente também é fiel à tradição. Os azulejos brancos nas paredes, a decoração caseira, o jeito de apresentar o cardápio, as roupas dos garçons, tudo remete às antigas cantinas localizadas no berço da imigração italiana em São Paulo.

Além do ambiente, é a maneira de preparar a pizza que deixa a experiência ainda mais autêntica. A Bráz possui uma criteriosa escolha dos ingredientes, como o tomate pelado e o orégano importados da Itália, a tradicional receita da massa – que deve ter exatos 450 gramas e 35 cm de diâmetro – e, em todas as unidades, um forno a lenha construído da maneira correta para alcançar a temperatura de 400 °C ou 450 °C.

O cardápio da casa reúne pizzas tradicionais, como a clássica Mussarela e a Calabresa, e as especialidades, como a premiada Caprese, que leva uma base de mussarela, fatias carnudas de tomate caqui, rodelas de mussarela de búfala artesanal, folhas de manjericão gigante e pesto de azeitonas pretas, e a Bráz, preparada com fatias de abobrinha refogadas em alho e azeite de oliva, salpicadas de mussarela e gratinada com parmesão ralado.

Bráz Pizzaria Pinheiros
Rua Vupabussu, 271 – Pinheiros
Telefone: (11) 3037-7975
Bráz Pizzaria Moema
Rua Graúna, 125 – Moema
Telefone: (11) 5561-1736

Bráz Pizzaria Higienópolis
Rua Sergipe, 406 – Higienópolis
Telefone: (11) 3214-3337
Bráz Pizzaria Tatuapé
Rua Apucarana, 1572 – Tatuapé
Telefone: (11) 2676-2121

Bráz Pizzaria Perdizes
Rua Piracuama, 155 – Perdizes
Telefone: (11) 2366-9894

Horário de funcionamento:
Domingo a 5ª feira das 18:30 às 00:00
6ª a sábado das 18:30 às 01:00

A Bráz também possuí uma unidade no bairro Cambuí, em Campinas, uma no Jardim Botânico e outra na Barra da Tijuca, ambas no Rio de Janeiro.

Para mais informações é só acessar o site deles, ou segui-los no Facebook e Instagram.

Iury Parise

Um garoto do interior morando em São Paulo. Apenas mais uma pessoa tentando se destacar no mundo! :) Me acompanha?

Comenta aí, vai :P